Algumas pessoas acham que são saudáveis e fortes por causa da boa alimentação, da boa rotina de atividades físicas e dos bons relacionamentos que cultivam. Ainda que um bom cuidado do corpo e da alma sejam fundamentais para a saúde física e emocional, são as misericórdias do Senhor que verdadeiramente nos protegem contra os males do pecado e do mundo onde vivemos. As misericórdias do Senhor funcionam como uma barreira invisível, impedindo que as consequências da maldade nos afetem com toda a força.
Davi era um homem de guerra. Ele sabia montar os seus exércitos e organizar as estratégias para vencer os inimigos. Por isso, não é por acaso que ele tenha conseguido conquistar muitos povos e expandir o seu território durante o seu governo. Por causa das suas habilidades na guerra, Davi se tornou um dos reis mais poderosos que Israel já teve. Contudo, o segredo de Davi não eram as suas estratégias militares e nem o seu empreendedorismo nas ações de governo, mas o seu temor ao Senhor.
A Babilônia era um império poderosíssimo e imbatível nos tempos de Nabucodonosor. Os babilônios não perdiam nenhuma guerra e conquistavam todos os territórios que quisessem. Eles inclusive ridicularizavam os outros povos e os seus deuses, dizendo que eram fracos demais para impedir a vitória da Babilônia.
Conta-se que, certa vez, Martinho Lutero teve um sonho terrível. Ele sonhou que o diabo aparecia diante dele com uma lista contendo muitos pecados que ele havia cometido durante a vida. Lutero leu a lista e viu que ela ainda não estava completa. Então o diabo retornou com uma lista de pecados ainda maior.
Quando Isaías trouxe essas palavras, o povo de Israel havia acabado de voltar do cativeiro babilônico. Eles estavam reconstruindo a vida e precisavam de um direcionamento de Deus para não cometerem os mesmos erros novamente. E Deus não os desamparou, antes, enviou o profeta para orientá-los sobre como deveriam ajudar uns aos outros e se relacionar uns com os outros.