Notícias

Nenhum comentário

Congresso H&M DT: autoconhecimento, ativismo e depressão foram destaques na manhã desta sexta-feira (27)

blankAutoconhecimento foi o tema em destaque na manhã desta sexta-feira (27) no Congresso Homens e Mulheres Diante do Trono, que começou na última quinta (26) e vai até este sábado (28), na Lagoinha sede, em Belo Horizonte (MG).

blank

Muito louvor e adoração, conduzidos por Ana Nóbrega, marcou o início da segunda reunião do evento.

blank

Na sequência, a personal e executive coach Andreia Magnino trouxe uma palestra dinâmica sobre autoconhecimento, que, segundo ela, é um processo, uma construção, nunca vai ter fim, mas tem início e é intencional, ou seja, é preciso ter a intenção de se conhecer. Ela destacou comportamentos de quem está com o autoconhecimento baixo e daqueles que estão num processo de autoconhecimento crescente. Além disso, apresentou quatro ferramentas práticas para aumentar o autoconhecimento e melhorar o relacionamento com o próximo e consigo mesmo. São quatro R’s: reserve tempo para lhe fazer perguntas, reúna informações, responsabilize-se e reaja.

blank

Autoconhecimento na família

Para aprender ainda mais sobre a importância do autoconhecimento, principalmente, para aprimorar os relacionamentos familiares, o casal de pastores Gustavo e Ana Paula Valadão Bessa convidaram ao palco, para um bate-papo, a psicóloga Daniela Bessa, a pastora e master coach Dinamárcia Moreira e, também, o pastor Sérgio Ricardo, responsável pelo ministério Lagoinha Família. Entre tudo que foi abordado, destacou-se que é importante abrir-se, pedir feedbacks, ouvir o que o outro tem para dizer sobre você, e que a família é o melhor lugar para esse autoconhecimento.

blank

“Cuidando de mim”

Após o bate-papo, o pastor Estevam Fernandes ministrou a primeira palavra da manhã, com o tema “Cuidando de mim”, em que destacou a bênção que é estar em família, mas que, antes, é preciso conhecer a si mesmo. Ele ainda explicou que, onde não há autocrítica, não há reflexão; onde não há reflexão, não há mudança; e onde não há mudança, não há crescimento. “Não há muita virtude em quem diz que nunca mudou. Eu tiro o chapéu pra quem está sempre mudando, porque é sinal que está crescendo, a partir de uma reflexão”, enfatizou. No desenvolvimento da mensagem, o pastor pontuou quatro janelas que precisam ser fechadas na vida: a janela do ressentimento, do individualismo, do pessimismo e da incredulidade.

blank

A segunda mensagem da manhã ficou por conta dos pastores Gustavo e Ana Paula Valadão Bessa, que ministraram sobre “Depressão”. Citando os Salmos 42 e 88, além das histórias de Jó e dos profetas Jeremias e Elias, o casal destacou que, apesar de depressão ser um termo não encontrado na Bíblia, grandes homens de Deus passaram por essa situação, que está relatada para que possamos nos identificar e ser curados.

Durante a mensagem, Ana alertou sobre o perigo do relativismo e falou sobre a importância de se ter um propósito para o qual viver e, também, da cultura do descanso, que é um princípio de Deus, e de priorizar o que realmente é mais importante, como o tempo com Deus e com a família. Já o pastor Gustavo enfatizou que, além do estresse, da pressão, da tristeza, da cobrança exagerada, a depressão gera pensamentos pessimistas, negativos, que são cruéis, porque nos impedem de enxergar as coisas boas que estão acontecendo.

Antes de finalizar, o casal trouxe uma palavra de esperança a todos que se encontram na depressão. “Anime-se com pequenas e simples tarefas, mas entendendo a missão por detrás delas. Levante da cama, abra a janela, deixe a luz do sol brilhar no seu quarto. Não fique no escuro. Não fique parado, desanimado”, motivou Ana. “Por trás da sua situação está um Deus que te ama, que sorri, que se alegra e que não abandona você. Crie uma boa rotina e vá cumprir o que Deus te mandou fazer há tanto tempo, coisa que você enterrou e que você sabe que é o seu chamado”, concluiu Gustavo.

blank

No encerramento da mensagem, a pastora Ezenete Rodrigues orou em prol daqueles que têm vivido nessa situação. “Senhor, Tu conheces cada um. Pai, envie os Teus anjos pra colher as lágrimas. Prepare uma mesa, sente os Teus nesta mesa e vai curando, Senhor.”

blank

Simultaneamente ao Congresso Homens e Mulheres DT, é realizado o Congresso Crianças DT, com uma programação especial para o público infantil de 2 a 12 anos. Nesta manhã, inclusive, a líder do DT, Ana Paula Valadão, teve um tempo muito especial com os pequeninos, que também desfrutaram de momentos de louvor, adoração, oração, conhecimento da Palavra, comunhão e muita alegria.

• Assista à segunda reunião do Congresso Homens e Mulheres DT 2018:

:: Dayane Nascimento