Congresso H&M DT 2018: última manhã do evento destaca importância de uma boa estrutura familiar
Uma manhã de muito conhecimento para as famílias presentes no templo da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG). Em cada momento da quarta sessão do Congresso Homens e Mulheres Diante do Trono, elas foram alimentadas com o louvor, testemunhos, palavras ministradas, reflexões e orações.
O terceiro dia do evento, que começou na última quinta-feira (26), foi aberto com o louvor da cantora Alda Célia. “Que você tenha essa revelação pela manhã. Você não adora um Deus fraco. Eu pedi ao Senhor que enchesse a Terra com os sons dos céus. Que as orações de Jesus sejam respondidas em nossas gerações”, ministrou, em instantes marcados por muita emoção.
Já na palestra dinâmica, a personal e executive coach Andreia Magnino mais uma vez subiu ao altar. Desta vez, ela tratou da família como um sistema, assim como o funcionamento de cada membro dele. Assim, ela introduziu dois conceitos importantes: família funcional e família disfuncional.
“Família funcional significa que está funcionando bem. Família funcional não é um sistema rígido; é um sistema que está em movimento, permitindo mudanças (vida a dois, chegada do filho, fases de crescimento dos filhos, casamento dos filhos e chegada de novos membros); há liberdade para o crescimento individual e também para que os afetos sejam praticados”, explanou. “Já a família disfuncional tem um sistema rígido, não proporciona crescimento individual, muito menos liberação para sair dele; não há oportunidades para trocas afetivas (é difícil abraçar); naturalmente, as famílias tendem a conviver com as suas disfuncionalidades sem a consciência delas, já que repetem padrões vividos pelos seus antepassados“, acrescenta.
Em seguida, houve o bate-papo, que teve como tema: “Construindo a nossa história: desvencilhando-se das disfunções da família de origem”. Desta vez, participaram a psicóloga Daniela Bessa, pastora e master coach Dinamárcia Moreira e o pastor Sérgio Ricardo, líder do ministério Lagoinha Família.
“Quando a nova aliança é instituída com Jesus, vem um novo modelo, em que os filhos e os pais se respeitam, há perdão, disciplina, amor. Um modelo de família funcional é Zacarias e Isabel, que obedeciam aos mandamentos de Deus e deram à luz João, que preparou o caminho de Jesus. Estude, invista em conhecer seu filho, pesquise sobre como lidar com eles. Entenda a vida dos seus filhos, sua contemporaneidade”, foram algumas das discussões desta manhã.
Com o tema “E agora? Somos pais!”, o pastor Estevam Fernandes e sua esposa, Neide Costa, falaram sobre paternidade, na Palavra ministrada. Ambos destacaram a postura que marido e esposa devem ter, a partir do momento em que passam a viver a experiência na criação dos filhos.
“Ser pai é entender que os nossos filhos são heranças de Deus para as nossas vidas. O pai é o mestre da sua casa. O pai em casa tem que ser aquele que ensina sobre Deus aos filhos. Meus filhos precisam conhecer a Deus por meio de mim. Devo orar com eles. Eles não podem me ver com a Bíblia aberta se eu não abro a Bíblia para eles”, destacou o pastor.
“Deixe o homem ser o cabeça, mas seja a costela que sustenta, que ampara. Viva essa ligação com a coluna, que é Deus. O segredo da vitória está em deixar Deus tomar conta de nossas vidas e viver uma vida de intimidade com Ele”, salienta Neide.
Em mais uma Palavra da manhã, os pastores Gustavo e Ana Paula Valadão Bessa trouxeram o tema “Por que o filho pródigo voltou para casa?”.
“Faça da sua casa uma mesa farta, gostosa, que atraía os nossos filhos, os filhos pródigos. Celebre, encha a casa com sons alegres. O filho pródigo sabia que na casa do pai tinha festa. Não deixe de comemorar. Tudo tem a ver com a cultura da celebração”, disse Ana.
“Precisamos ter festas nas nossas casas. Precisamos ter celebrações, precisamos ser uma família que curte as alegrias de Deus. Porque o Reino dEle não é comida, nem bebida, mas Justiça, Paz e Alegria no Espírito Santo. A nossa casa precisa ter esse ambiente da presença de Deus, da alegria do Senhor. O mais importante é celebrar a vida no Senhor”, complementa Gustavo.
Ao término da sessão, a pastora Ezenete Rodrigues orou pelos filhos: “Debaixo dessa autoridade como filhos, pais que têm gerados filhos, em nome de Jesus. Comece a chamar o nome dos seus filhos agora. Porque você é filho. Você é filho do Deus altíssimo agora. Consagre os seus filhos mais uma vez”, declarou a pastora.
Na noite deste sábado, tem o encerramento do Congresso H&M DT. Confira a programação:
Noite:
18h – Abertura
Louvor: Diante do Trono
Palavra: “Envelhecendo juntos” com Estevam e Neidinha Fernandes
Bate-papo: “Lições da viuvez” com Gustavo e Ana Paula Bessa, Daniela Bessa Silva, Damares Valadão, Fernanda Amaral e Ângela Abreu
Palavra: “Até que a morte nos separe” com pr. Jeremias Pereira
Renovação de votos com pastores Márcio e Renata Valadão
Celebração da Ceia do Senhor
Oração com pra. Ezenete Rodrigues
Luto, dor e vida: Reflexões sobre perdas irreparáveis”, com a atriz Adelita Siqueira
22h – Encerramento
- Assista à quarta sessão do Congresso H&M DT
- Leia mais: Congresso H&M DT: “Ainda há tempo de ter a sua família transformada”
- Leia mais: Congresso H&M DT: autoconhecimento, ativismo e depressão foram destaques na manhã desta sexta-feira (27)
- Leia mais: Em segunda noite, Congresso H&M DT 2018 debate a comunicação e sua importância nos relacionamentos
:: Diego Costa