A Bíblia nos ensina e a sociedade onde vivemos nos mostra que o mundo jaz no maligno (1 Jo 5:19). Parece que as pessoas têm se tornado mais egoístas, gananciosas, mentirosas, manipuladoras, hipócritas e más. Parece que ninguém se importa verdadeiramente com o outro, mas todos buscam tirar o máximo proveito de toda e qualquer situação, ainda que isso traga prejuízos a alguém.
É maravilhoso e libertador saber que Deus, o Todo-Poderoso e Criador do Universo, não traz sobre nós, que estamos em Cristo Jesus, nenhuma condenação. O Senhor não nos acusa, não nos agride, não nos ataca e não nos condena. Ele mesmo silenciou a voz do pecado e da morte, cravando na cruz do calvário o escrito de dívidas que era contra nós (Cl 2:14). A nossa dívida está paga! Estamos livres! Podemos viver uma nova vida sem peso, sem fardos e sem culpa.
A Bíblia nos ensina que o caminho da humilhação precede o caminho da exaltação. Antes de sermos levantados, Deus nos diminui. Antes de sermos honrados, somos quebrantados. Antes de ganharmos tudo, precisamos renunciar a tudo. Ainda que isso seja estanho à nossa cultura, Deus estabeleceu o quebrantamento como a primeira matéria da sua escola de ministros. Jesus passou por essa classe.
Todas as pessoas que já tiveram uma experiência marcante com o Senhor não têm outro desejo senão o de voltar àquele lugar onde a presença manifesta de Deus é tão terna, vívida e docemente constrangedora. Davi teve inúmeras experiências com Deus e, por isso, não é sem razão que o seu maior desejo era o de voltar a esse lugar de encontro com o Senhor vez após vez. Contudo, não há como nos encontrarmos com Deus e sairmos dali mantendo o mesmo estilo de vida. Depois do encontro com Deus, somos constrangidos a mudar o nosso modo de pensar e agir.