Notícias

Nenhum comentário

Quarta pedrinha: A Missão – “sábado” manhã 15.04.17

Os pastores Gustavo Bessa e Ana Paula Valadão Bessa dão as boas-vindas aos congressistas de vários estados do Brasil e do mundo. Ana compartilhou com a igreja sobre uma matéria a respeito da Páscoa que foi ao ar no Programa Globo Repórter, no dia 14/04, sexta-feira, sobre um monge em Israel que declarou “Tenham uma vida comum de uma forma extraordinária”.

Em seguida foram convidados todos os congressistas de Manaus e os que vieram da Espanha, Reino Unido, Portugal e Alemanha para receber uma lembrança do congresso e foram agraciados com o livro do pastor Neto “Avivamento no Sertão Nordestino”.

Um congressista de Portugal compartilhou com a Igreja seu testemunho: “Eu estava em um congresso do DT em Belo Horizonte há três anos, em que a Ana Paula fez uma oração para as pessoas que tinham o desejo de ir para fora do Brasil em missões, e ele declarou que orou confiando e crendo na palavra. E testemunhou que foi em missões para Portugal após esta oração.

Uma congressista veio da Alemanha compartilhou seu testemunho no qual ela conta que era dona de um hotel, empresária bem sucedida que decidiu deixar tudo há 23 anos, para ir às nações para pregar e levar o amor de Deus às pessoas.

O pastor Gustavo Bessa anuncia que as inscrições para o CTMDT já estão abertas para as turmas que terão início em Agosto deste ano. Ana enfatiza que para os estudantes que não tem condições de ficar o ano todo, tem a opção dos módulos avulsos. Após o comunicado o pastor inicia uma oração: “Te louvamos por esta manhã, por este dia. Te agradecemos pelo novo que o Senhor tem para esta manhã. Desde já receba nosso louvor e adoração, Amém!”

Ana Paula convida Nívea Soares para conduzir o momento de louvor desta manhã. “Você me inspira, neste congresso ainda mais, você ama o comum”, afirma Ana.

“Eu tenho duas filhas e amo ficar em casa, a última vez que saí eu chorei muito e falei para Deus; que a sua presença faça valer a pena. Deixar as minhas filhas em casa, é no momento que a palavra de Deus toca as pessoas, vale a pena”, conta Nívea.

Ana Paula apresenta o livro da Nívea “Os improváveis de Deus” e declara que ela tem um grande testemunho de cura interior. “Fiquei chocada ao saber que pessoas de raça negra ainda sofrem preconceito no nosso país”, desabafa Ana Paula.

O louvor começa ao som de Filho do Deus Vivo, nas palmas toda a igreja celebra. Toda a igreja entoa em uma só voz canções como Reino de Justiça; Não seremos Abalados, entre outras. “Rocha eterna é o Senhor, Jesus. Fundamento firme. Não seremos confundidos. Olhando para ele, foram iluminados, e seus olhos não foram confundidos, fechem os seus olhos e contemplem ao Senhor. Tu és Santo, Tão lindo tão lindo. Canções não podem expressar a tua beleza, Espírito Santo incendeia de novo, incendeia de novo, atrai nossos olhos para ti, tão lindo Jesus, lindo és, lindo és, meu amigo Jesus. Meu amigo, meu amigo, todos os dias tu estás comigo desde o nascer do sol até o por do sol, quando eu me levanto quando eu me deito, quando eu entro quando eu saio. Tu estás tão perto, tão perto, tão íntimo, mais que as batidas do meu coração mais que meu respirar, mais íntimo que meu respirar. Suspiro o ar que vem de ti eu suspiro o ar que vem de ti, o fôlego de vida que sopra sobre mim, Jesus palavra viva. O verbo feito carne, Jesus que estava no principio com Deus, que sustenta todas as coisas, Jesus, Jesus, Jesus. Respire este nome Jesus, Jesus. Tão íntimo meu amigo, Jesus, Jesus, Jesus, Jesus”.

Logo após foi ministrada a canção Entrego me a ti. “Nunca houve um tempo em que as pessoas estivem tão decepcionadas com a frieza, o coração de muitos será esfriado, mais se permanecermos nele. Permaneceremos firmes, permaneça no amor, talvez exista no seu coração hoje coisas que o coração Dele precisa queimar. Deixe que o Espirito de Deus venha e queime o teu coração, ressuscitando o amor, queimando toda mágoa queimando toda ofensa, vem com teu fogo, queima nossos corações. Batiza nos com teu fogo, queima a tua igreja. Limpa nossos corações com teus olhos de fogo, com teus olhos de fogo, Jesus, enche-nos com teu fogo, Jesus. Muitos aqui têm cantado uma canção de tristeza, nada tem acontecido do jeito que esperava, mas Deus tem uma nova canção, não mais uma canção de amargura, não mais a canção do luto. Uma canção dos filhos para o Pai. Dos filhos para o Pai. Pai nosso, Pai nosso, Pai nosso, É ele quem te diz tudo que tenho é seu, filho, filha, tudo que tenho é seu, come e bebe na minha presença. Libere um cântico novo ao Senhor. Você não precisa viver de esmolas espirituais, tudo que eu tenho é teu, diz o teu Pai, come e bebe na minha presença, come e bebe na minha presença, bebe vinho novo, bebe vinho novo. Pão da vida, pão do céu Jesus”.

O pastor Gustavo Bessa toma a palavra dizendo: “Senhor faz novas todas às coisas, o Senhor não está limitado aos nossos achismos, o Senhor é infinitamente maior, por isso quebra em nós o que precisa ser quebrado, muda o que precisa ser mudado, faz isso em mim, quero andar segundo o seu Espírito, na tua palavra diz que não sabem de onde o Espírito vem e para onde vai. E aquele que é nascido do Espirito é livre, se você tem sede diga ao Senhor: eu tenho sede e quero beber das tuas águas, eu preciso!” Em seguida o pastor convida a igreja para orar uns pelos outros. Como um som de muitas águas a igreja ora e clama.

“Nesta manhã nós desejamos tudo que temos ouvido tudo que temos visto que possamos sair daqui levando isso para o nosso dia a dia, que possamos sair daqui, que não venhamos guardar tudo, mas levar tudo para as pessoas no nosso dia a dia. Eis-nos aqui, envia-nos, que está seja uma manhã de ouvir um chamado e de dizer sim”, destaca Ana Paula Valadão.

Logo em seguida Ana Paula anuncia o bate-papo com os convidados sobre o tema: “A Tentação de ficar – O ‘Não Ide'”, com o casal Salomão e Fabrina (Projeto Índia DT), Maisel Rocha da M3 e pastor Piva.

Maisel Rocha fala da importância em levar a palavra nas nações “O sentido maior da existência é a adoração. Jesus não volta porque a igreja não fez a tarefa, é qual  a tarefa? Fazer discípulos em todas as nações.

O pastor Piva ensina a diferença de adorar e cumprir a missão, pregar o evangelho “Fomos criados para adorar a Deus por toda a eternidade, a missão de Deus é fazer discípulos, mas adoração é para toda a eternidade” e o pastor Gustavo Bessa complementa: ”O movimento de adoração no Brasil precisa se transformar em missão”.

Ele conta que uma vez foi para o norte da Índia e que foi falar de Jesus para uma pessoa , ele pediu ao intérprete para traduzir. Quando ele falou sobre o amor de Jesus a pessoa o perguntou o que era Jesus, se era um marca de refrigerante. “Isso demonstra a necessidade do evangelho ser pregado as nações.”

Salomão compartilha a experiência de cumprir a missão na Índia: “Quando a gente chega na Índia se assusta muito porque há uma diversidade grande. O desafio é porque a diversidade cultural e linguística na Índia é muito grande”. Ele conta que há muitos dialetos falados. Em cada estados se falam dialetos diferentes, inclusive, dentro da própria região mais de um dialeto. Os compatriotas não conseguem se entender.

Em seguida Fabrina conta como orou a Deus para que Ele a ajudasse a pregar o evangelho na Índia. “Deus trás estas pessoas para(até) nós, esta nação onde a mulher é muito oprimida, tantas questões e questionamentos, traz as minhas vizinhas até a minha porta, meu Deus, o Senhor nos trouxe aqui”. Ela testemunhou que depois da oração Deus trouxe sua vizinha na sua porta para vender uma marca de vasilhas e ela foi apresentando outras amigas.

Fabrina também traz a experiência das meninas que se converteram ao evangelho em sua maioria vindas de famílias muçulmanas. A história de Salita que hoje é obreira e viu a importância do evangelho em sua vida, mais do que comida e roupa Jesus lhe foi apresentado.

Fabrina faz o convite a igreja para visitar a Índia e declara que é muito gratificante ver as meninas que vivem em risco social, com as mães se prostituindo, passarem a sonhar e crer. Todos os convidados compartilham as experiências da pregação do evangelho pelo mundo e valorizam o cumprimento das missões nas nações. Como o pastor Piva que consagrou os seu filhos.

Ana Paula mostra como o seu testemunho que muitos não podem ir, mas podem de alguma forma ajudar financeiramente as missões. Ela conta que desde criança tinha o desejo de ser missionária. Que um dia uma irmã que foi da Rodoviária de Belo Horizonte até a Igreja Batista da Lagoinha, e falou com ela que Deus tinha lhe dado uma visão para compartilhar com ela. Lembrando que na época ela ainda não era conhecida. “Deus me mostrou dois círculos, um azul e um outro dourado, furado no meio. Que você vai ganhar muito dinheiro com isso e que você sabe o que é para fazer”. Ana conta que entendeu que ela teria que ajudar financeiramente as missões. Assim passou a dar não 10% para Deus e sim 90%. E assim tem sido por todos estes anos na história do Diante do Trono 90% são para Missões e que vive com os outros 10%.

Após o termino do bate-papo o pastor Gustavo apresenta o livro do Maisel Rocha: “Quem quer ser um missionário” e “Segredos do coração”, de Don Richardson.

Enquanto a igreja prestava atenção na discussão, uma pintura de um Menorá (castiçal de sete braços), foi sendo pintado pela artista Flávia Barsanulfo. Ana Paula informa que a tela será vendida e a verba será destinada as missões nas nações quem quiser adquirir, ela estará disponível no estande no salão fé.

O pastor Neto, de São José do Belmonte (PE), toma a palavra nesta manhã. Ele conta sobre o seu novo livro: Avivamento no Sertão Nordestino, lançado aqui no Congresso. “Quando estava preocupado, em oração Deus disse que iria levantar pessoas com o coração inclinado para a obra do sertão, que nos ajudaria, Ana e Gustavo são essas pessoas levantadas por Deus. Quando fui escrever o livro que Deus me disse para escrever, precisava de ajuda para publica-lo. Gustavo e Ana disseram que me ajudaria, sem ao menos ler o livro. Não sabiam ainda do que se tratava o livro, não sabiam se eu iria dizer besteiras, mesmo assim acreditaram no projeto”.

O pastor Neto conta que em oração pedia a Deus pelo avivamento no Sertão, e Deus disse: “Já que é o desejo do teu coração irei te envolver neste negócio”. “E Deus disse que vai fazer chover no sertão, um estudo diz que o efeito estufa esta causando uma massa de ar quente que vai levar chuva ao Nordeste, mas eu creio que isso é Deus soprando sobre o Nordeste. Deus não vai buscar a sua igreja enquanto ele não buscar todos os seus escolhidos, está vindo um avivamento e se olhar toda a história de avivamentos, ele acontece em momentos de crise, e se for olhar isso o Brasil não tem problema pra isso”, declara Neto.

“Agora vamos abordar um tema que tem a ver com todos que estão aqui dentro. A 4ª pedrinha: A Missão. Vamos ler em Atos 13.21-22. É interessante amados que percebendo as 5 pedrinhas Davi foi sabendo que tinha uma missão não apenas para derrubar o gigante ele sabia que não tinha capacidade em si mesmo, mas que Deus o capacitava. Não há nada mais importante do que o chamado de Deus para você. Há uma palavra, separada reservada que só e dada por Deus no momento que você evangeliza, se você esta para baixo desanimado o remédio é evangelizar, e vou dizer mais, você quer prosperar evangelize. Os discípulos disseram e agora Senhor deixamos casa família e ele disse não teve ninguém nesta vida que largando tudo não recebeu mil vezes mais do que deixou. Aviva Senhor a tua obra, a quem esta missão e dada quando esta missão e entregue. Ana deixou bem claro no começo deste congresso, em casa como é que está seu currículo, na sua igreja local, na sua cidade na sua família? A Igreja Primitiva começa assim, fiquem em Jerusalém. É lá que você é aprovado, Jesus disse que o profeta não tem honra em casa. Mas não disse que não somos aprovados em casa. Davi não tinha honra entre seus irmãos, mas foi aprovado no meio deles. E do Espírito Santo recebereis poder e sereis minhas testemunhas. Querido quando Deus nos aprova no meio dos nossos parentes, principalmente quando sua esposa aprova, você ser pastor porque ela te conhece, quando Deus te aprova no meio daqueles que te conhecem você pode ir”.

O pastor Neto fala sobre ser “matuto” e Deus ter levantado outros “matutos” para ajudá-lo na obra. Ele conta que os levou para fazer um passeio no Shopping. Logo após entrar percebeu que os irmãos não estavam com ele. Quando voltou os encontrou na porta que era automática. Eles entravam e saiam vendo a porta abrir e fechar. Depois na escada rolante os irmãos subiram quando o pastor os procurou estavam descendo pela outra escada.

Ele contou outros testemunhos do evangelismo local: “Eu plantava uma horta para me sustentar, uma dia eu me envolvi com a obra e fiquei três dias sem molhar a horta, estava tudo murcho. Ai chegou uma pessoa pedindo uma visita e falei com Deus eu molho a minha horta ou faço a visita? Deus falou: vai fazer a visita. Quando eu cheguei eu vi uma coisa brilhando perto da horta. Tinha chovido na minha horta, mas só na minha horta. Faz a obra de Deus que Ele vai fazer chover na sua horta”, diz Neto.

O pastor compartilha como as visitas e as pregações fazem com que as pessoas se convertam a Jesus e os milagres que o Senhor faz. Um senhor de 84 anos após a cura da dor no corpo, passou a pregar o evangelho junto com ele.

“Esperar não é parar, esperar não é desistir no meio do caminho, é descansar no Senhor, e aquietar o coração fazendo o que tem que fazer”, declara.

Neto explica o que fez Davi não perder a oportunidade foi esperar o tempo certo. Davi foi ungido, mas não foi ser rei logo em seguida. O maior exemplo de Davi foi que ele nunca levantou a mão contra Saul. Mesmo quando ele estava com espíritos imundos. Saul morre Davi se torna rei e ele continua honrando a Saul. É preciso você ter essa ideia de honrar seu líder, sua liderança. O apóstolo Paulo sofreu muita luta , mas no final ele disse: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. “Quando visitei a Lagoinha pela primeira vez um irmã profetizou que eu ainda iria pregar neste altar, eu já preguei aqui três vezes. Deus faz muito mais do que pedimos ou pensamos. Deus é especialista em fazer um João ninguém em alguém. A missão é dada quando estamos dispostos a fazer toda a sua vontade. Na obediência que Deus aprova Davi.”

Ao final da pregação o pastor Neto declara que a verba adquirida pelo livro vai ajudar as pessoas do Sertão Nordestino. “Muitos dos nordestinos vão embora a procura de emprego, nosso sonho é que eles não vão embora. O dinheiro do livro é para ajudar a ter trabalho para eles.”

Em seguida o pastor Gustavo e Ana Paula falam sobre as missões do Diante do Trono, que a verba das camisas e outros produtos são investidas em missões através da Missão DT, com o foco inicial na Índia, Israel e no Sertão Nordestino. Eles explicam que as pessoas podem também ser parceiros e para saber mais informações sobre como ajudar é só acessar o site: www.missaodt.org.

Logo após um vídeo foi exposto contando sobre uma moça da Índia que testemunhou como Deus mudou a vida dela a partir do projeto do Diante do Trono. Ela é de uma vila hindu onde as pessoas não acreditam em Jesus e com o projeto ela conheceu a Cristo. Ela agradece ao Diante do Trono por ajudar a mudar sua vida.

O pastor Márcio Valadão fez a oração abençoando este novo projeto do Diante do Trono, a Missão DT: “A realidade do dia de ontem recordando ali na cruz o gotejar do Teu sangue que compraste ali na cruz homens e mulheres de todas as nações. O teu desejo é que ninguém se perca. O teu desejo é chegar a todos os lugares onde a Sua palavra ainda não foi pregada. O teu nome seja exaltado e a glória do Senhor possa encher toda a terra como as águas cobrem o mar em nome de Jesus. Amém!”

Para encerrar uma música que fala sobre o ide. “Irei contigo onde quer que fores meu Senhor. O teu chamado cumprirei na alegria ou na dor e toda vez que eu chorar ou quiser desanimar o teu Espirito me consolará…”. O encontro termina com palmas a Jesus e a confraternização dos congressistas que se abraçam.

“Dê uma abraço nesse missionário do seu lado e lembre-se se você não é um missionário você é um campo missionário”, finaliza Ana Paula Valadão Bessa.

Francynne Evangelista
Especialmente para o Congresso DT

Revisão: Elis Amâncio